Reflexões

Passeio Chapada Diamantina (103)

 

ETERNIDADE ( #paisagemcultura)

 A eternidade nos persegue. O desejo dela nos persegue. Passamos anos da nossa vida nos preocupando em sermos eternos. Em ter relacionamentos de todos os níveis e coisas materiais que nos acompanhem por toda vida e, até, além dela. Pensamos, inclusive, que se tentarmos exaustivamente e insistentemente podemos alcançar esse desejo impossível.

A humanidade cria, desde tempos imemoriáveis, rituais e práticas que lhes dá a ilusão da continuidade da matéria. Veja os antigos egípcios. Não acreditavam que ao embalsamar seus faraós, retirando-lhes as entranhas, eles iram inteiros para outra vida? Não enchiam suas tumbas de ouro e jóias para que as usassem no além? O que é isso senão a tão sonhada eternidade!

Nós, reles grãos de areia neste infinito que é o universo nunca chegamos a entender o verdadeiro mistério da vida, senão ao perdê-la. Corremos desesperados atrás dos nossos brinquedos caros, carros, telefones, casas, computadores… e , simplesmente, somos cegos ao que realmente nos torna importantes, grandiosos e, sim, até eternos.

O que será que essa cegueira esconde? Princípios? Valores morais? Ética? Eu acho que sim. A caça por bens ofuscam a procura por esses componentes da nossa humanidade. Faz com quem haja limitação do nosso crescimento como gente.

Entretanto, não é só isso e não é o principal. Acho que a cegueira também nos afasta do mais profundo que há em nós: nossa alma! Sim da alma. Onde mora as melhores coisa. Onde moram os sentimentos. O amor, a solidariedade, a amizade, a empatia, a lealdade, o afeto todos ficam lá, bem no fundo, bem profundo.

Então o que nos torna importantes, grandiosos e eternos são esses sentimentos escondidos na alma. E para que possamos alcançar nosso quinhão de eternidade devemos tirá-los de lá e distribuí-los a quem de direito. Devemos nos eternizar nas outras almas que nos cercam. Sejam parentes, amigos ou quem sabe até inimigos.

Assim vamos plantar no nosso pequeno mundo a nossa dose de amor, paciência, solidariedade, carinho, empatia… E nesse mundo seremos grandes e eternos!

 Séfora Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “Reflexões

  1. Muito linda a tua mensagem e obrigada por espalhares um pouco dos teus sentimentos para a minha alma que ficou mais enriquecida. Grande beijo

  2. Verdade… e em pensar que verdadeiramente somos eternos, mas não lembramos…. fica no ar, essa vontade louca de viver e reviver, de sentir, de galgar pulos mais altos, e tudo é sonho… vivemos em eterno sonho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s